Campos do Jordão, cidade que fica a apenas 337 km do Rio e 180 km da capital paulista, é repleta de atividades. Dá para passar vários dias por lá sem repetir nenhuma atração...
Se quiser dicas de onde se hospedar e comer na cidade sem ter que deixar um rim, vejam os nossos ports:
Bom, vamos começar falando do grande atrativo da cidade: suas baixas temperaturas. O grande cartão postal de Campos do Jordão são seus termômetros, que chegam a registrar temperaturas negativas no ápice do inverno. Em todos eles, os turistas aglomeram-se para selfies. Mas não se preocupe, você também vai tirar uma! As lojas que servem chocolate quente e foundue agradecem o frio!
Horto Florestal de Campos do Jordão - o parque ocupa um terço do município, com uma bela floresta de coníferas. No parque, coisa pra fazer é o que não falta: são inúmeras trilhas - com os mais variados graus de dificuldade - áreas para pique nique, trenzinho, parquinho, tirolesa, arvorismo, passeios de bike, lojinha de artesanato, além de um belo restaurante. Mas a grande vedete do lugar é sua rica natureza. A entrada é paga. O estacionamento é gratuito.
Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo
Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo
Aluguel de bike:
Passeio de trenzinho:
Restaurante dentro do Parque, com parquinho, rede, áreas para descanso...
As belas árvores do parque e as trilhas...
Pico do Itapeva - outra atração simplesmente imperdível na cidade. O pico fica, na verdade, na cidade vizinha de Pindamonhangaba, e está a 2030 m de altitude. Lá de cima, avistam-se 15 cidades, em uma paisagem deslumbrante! Grátis!
Tarundu - lugar perfeito para levar as crianças, pois possui mais de 30 atividades, dentre elas: tirolesa, aula de quitação, arvorismo, passeio de balão, parquinho, arco e flecha, passeio de charrete, escalada, water ball, mini golfe, cama elástica, air games, tiro esportivo, paint alvo e muito mais. Também tem restaurante, fraldário, banheiros , wi fi e estacionamento. Você pode pagar pelas atividades que fizer ou pagar um valor e participar de toda as atividade que desejar.
Para sabe os preços do parque, acesse: aqui.
O blog Malas e Malinhas já esteve por lá e nos conta tudo nesse ótimo post aqui.
Com autorização da foto de Malas e Malinhas.
Parque Amantikir - parque com 60.000m², divididos em 26 jardins, com mais de 700 espécies de plantas. Para conhecer um pouquinho mais do parque, acesse o mapa aqui.
O passeio é um dos mais agradáveis e recomendados da cidade, e vale muito a pena, apesar do preço, que é salgadinho.
Foto retirada do Site Amantikir.
Borboletário Flores que Voam - após assistir a um pequeno filme, você acessa um belo jardim, onde vai poder apreciar inúmeras borboletas. Esse passeio é especialmente indicado em dias de sol.
Para saber como é visitar o Borboletário Flores que Voam, acesse esse ótimo post do blog Malas e Malinhas.
Para saber como é visitar o Borboletário Flores que Voam, acesse esse ótimo post do blog Malas e Malinhas.
Foto retirada do site Borboletas que Voam.
Ducha de Prata - é uma cachoeira, só que foi construída pelo homem. No local tem inúmeras lojas que vendem roupas, artesanato, restaurantes, cafés, banheiro e estacionamento. É bem bacana! O Trenzinho da Montanha, que sai da Vila Capivari, faz parada nessa atração.
Parque Capivari - fica bem no centro de Capivari, e é de lá que sai o teleférico. Também tem pedalinhos, parquinho, e inúmeras lojas que vendem de um tudo, desde lanches, passando por roupas de frio, até artesanato. É o local perfeito para levas as crianças.
Palácio Boa Vista - residência oficial de inverno do governador do Estado de São Paulo, o palácio também funciona como museu, com grande acervo artístico e cultural, com mobiliário do século XVII, XVIII, além de muitas peças decorativas, esculturas e obras de artistas, como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.
Nós não conseguimos visitar o museu: a fila estava imensa, e sem absolutamente nenhuma organização. Visita gratuita e guiada.
Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo
Bater perna pela Vila de Capivari - a Vila Capivari é o centrinho turístico da cidade, com seu estilo de construção típico alemão. Conta com uma variedade enorme de lojas de roupas, restaurantes, cafés. Só bater perna por lá já é um programão!
Não deixem de experimentar o fondue (queijo, carne e frutas), chocolate quente (servido em quase todos os lugares), provar a cerveja da cidade (Baden Baden) e o famoso pastel do Maluf, com 32 cm. Uma delícia!
Passeios de trem, de bonde ou de maria fumaça - uma das coias mais gostosas para fazer em campos do Jordão é pegar um trem para dar um pulinho em Santo Antônio do Pinhal - cidade vizinha a Campos - ou pegar um bonde ou maria fumaça, para conhecer um pouco mais da cidade.
Baden Baden Tour - nesse tour você conhece a produção da cerveja artesanal Baden Baden, além de receber dicas de harmonização de pratos com o tipo de cerveja ideal. Ao final, experimenta algumas delas.
Visitar a Fábrica de Chocolates Araucária - é quase uma obrigação comprar chocolates em Campos do Jordão, as lojas estão espalhadas por todo o lao, e é impossível sair da cidade sem experimentar essa delícia. Mas imagina ver de perto como são feios esses chocolates? É isso que você vai poder ver, visitando a Fábrica da Araucária, uma das mais tradicionais da cidade.
Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo
Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão.